sábado, 5 de setembro de 2009

A Verdade Sobre a Nostalgia

Hoje bateu uma saudade dos velhos tempos de RPG quando morava em Tucuruí! Tanto no início, quando não era muito mais que um simples figurante na história toda, até os dias em que só mestrava (mais até do que gostaria, mas alguem tem que fazer o trabalho sujo).
Lembrei da minha primeira aventura, quando soube que ia finalmente mestrar fiquei uns dois dias sem dormir, bolando a história. Devo dizer que foi bem elogiada e não teve nenhum ponto solto (mas não chegou a ser concluída, na verdade nunca me lembro de ter visto uma aventura chegar ao seu final de fato).
Várias aventuras intermediárias no caminho. Lembro daquela primeira aventura com o luiz, avacalhada até hoje. A clássica aventura com o Rafael, que acabou de forma abrupta antes do fim. A breve história do Vaca, que costumava ser um importante jogador e não aguentou ficar muito longe da ação. As muito promissoras aventuras do Gordão, que esbarrava no mesmo obstáculo do Vaca.
E, claro, a enorme aventura (durou um ano inteiro, e terminou depois do que eu tinha previsto) ambientada, de forma muito peculiar, na Terra-Média pouco antes de O Hobbit e se extendeu até a época da Guerra do Anel. Várias passagens memoráveis e alguns momentos que não sei onde estava com a cabeça pra colocar.

Aproveito hoje pra relembrar os principais monstros dessa época, pois sem eles não teríamos metade da diversão (os enigmas não costumavam divertir muitos, devo observar).


1. Orcs e Goblins

Sempre foram a maioria. Como todas as aventuras começavam no nivel 1, esses
monstros eram um desafio razoável. A influência da obra de Tokien fez com que nos mundos criados sempre houvessem grandes populações de orcs, tornando os confrontos frequentes. Decepar suas cabeças e enfrentar estratégias de batalha em situações as mais diversas era uma grande diversão. Uma emboscada a noite, invadir uma caverna cheia deles, qualquer que fosse a situação, uma coisa era certa: a briga era feia!

















2. Esfinges
Ah, as esfinges. Um dos meus monstros preferidos. Forte o suficiente para ser muito dificil que o grupo de aventureiros consiga derrotá-la em combate. Em geral as esfinges são pacíficas e inteligentes, e por isso costumam ter funções importantes. Via de regra, guardam portas ou passagens ou mesmo ítens menores, e em vez de um combate, oferecem um enigma. As charadas, semelhantes as que postei nesse blog há algum tempo, ou mesmo perguntas de lógica, enfim... algo que necessitasse raciocínio. E dificilmente os aventureiros conseguiam passar de
primeira... Ponto para o Vaca, que na maioria das vezes conseguia resolver!

3. Trolls

Como diria Tolkien, os trolls são feitos da mesma matéria que a terra.
Acontece que nem todos voltam para seu estado de origem com o sol. Os trolls muitas vezes interagem na história, pois são dotados de alguma inteligência (certo, sejamos realistas, apenas de inteligência suficiente para formularem as próprias frases). Um único troll é um adversário poderoso para grupos iniciantes ou abaixo do nível 5, em geral. Sua força descomunal e poder de regeneração fazem com que derrotá-los em combate exija uma estratégia, em vez de simples pancadaria e rolagem de dados.








4. Diabos e Demônios









Tiveram uma participação muito importante na maior das aventuras, proporcionando não só uma guerra, mas um verdadeiro massacre. Os aventureiros conseguiram segurar a cidade durante muito tempo, mas as hordas infernais dificilmente são contidas. Tiveram aparições em várias outras aventuras, mas raramente sendo confrontados. Mesmo o mais insignificante desses seres é um desafio extremamente difícil para os aventureiros iniciantes. Suas magias e habilidades especiais os tornam combatentes resistentes.



5. Harpias

Um belo exemplo de seres nojentos. Covardes e maldosas, as harpias se fazem presentes principalmente em cenários onde o terror é o principal objetivo. Voam alto, longe do alcance da maioria das armas e feitiços, gritando e praguejando coisas terríveis. Atacam em investidas rápidas, evitando o combate corporal, pois na prática, em um combate, são criaturas frágeis - apesar disso, possuem um poder ofensivo realmente eficaz. As harpias são extremamente difíceis de enfrentar, por serem esquivas e passarem pouco tempo ao alcance dos aventureiros.










6. Múmias

Indispensáveis nas várias vezes que os heróis enfrentavam um deserto. As múmias são mortos vivos que apresentam uma considerável resistência redução de dano aos ataques infligidos, sendo enormemente demoradas as lutas. Tem um ataque razoavel, mas causam uma maldição consideravelmente chata e mortal. Por serem vulneráveis ao fogo, é imprescindível que as lutas sejam recheadas de manobras táticas, e as jogadas de dados sejam sempre evitadas pelos personagens.
















Mais seres familiares do RPG em breve (:






Série Slogans da Coca-Cola!

1922 - Thirst knows no season | A sede não tem estação